Por que Dia da Consciência Negra

Consciência e é negra.

Por Flavia Garcia

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

E ai, galera, como vai? Bom… Não poderia ficar quieta em um dia tão importante para a população negra do Brasil.

Por que Dia da Consciência Negra?

Dia da Consciência Negra!! Então, quero compartilhar com vocês alguns acontecimentos durante a minha vida e realidades que grande maioria não consegue enxergar. Pega a pipoca, porque lá vem história, por isso, peço paciência e atenção.

Ao contrário de muitos casos, meus pais sempre valorizavam a minha cor, o meu cabelo, principalmente enfatizando que eu era negra sim, nem morena, muito menos parda, e deveria me orgulhar disso. A melhor palavra que expressa esse papel importante que meus pais tiveram (e tem) é empoderamento.

Qual a história da consciência negra?

Eu sou negra, mas não me enxergava como tal, afinal, não queria ser ‘preta do cabelo bombril’

Não fui daquelas que se pintava de loiro nos desenhos e era a princesa da disney que almejava ser parecida, eu procurava alguma que mais se assemelhasse a mim, mas nunca achei! Cresci me sentindo errada pelo simples fato de que todas as minhas coleguinhas se identificarem com personagens na tv, desenhos e filmes e eu não… 

Chegou a adolescência e eu me tornei parda, porque negra não poderia ser de jeito nenhum, afinal, minha pele nem era tão escura assim, na verdade, ela é meio…. amarela. Alisei as raízes que provavam o meu pé na África, sonhei em ter franjinha, e ter o cabelo jogado como os das protagonistas de malhação. 

Foi na adolescência que descobri que os crushs do colégio preferiam as branquinhas e loirinhas com seus cabelos lisos e escorridos nos ombros, não vou nem falar que os meninos negros também tinham essa preferência.

Me enxerguei negra, quando o segurança fica perambulando atrás de mim nas lojas, quando não queria ir a determinados lugares frequentados pela elite branca pois me olhavam torto…

Posso citar outras centenas de situações onde o racismo está velado, mas vamos para as universidades… Estudo em uma das melhores faculdades federais do Brasil, e até semestre passado não tive aula com NENHUM professor negro, e nenhum andando pelos corredores, já como alunos não passa de 3 em cada sala, se tiver…

Se eu concordo com a cota racial? Sim!

É necessário ter o Dia da Consciência Negra? COM TODA A CERTEZA.  É necessário empoderar nossas crianças e adolescentes, precisamos tirar esse esteriótipo de suas mentes que ser negro é defeito. 

Trabalho sobre a consciência negra

A escola onde faço estágio fez um projeto “Beleza Negra JEO” justamente para mostrar isso aos alunos. Todas as disciplinas foram voltadas para essa temática, e percebemos alguns dados interessantes, (como a maior parte se considera branca, entretanto entro nas salas e vejo negros em sua maioria).

Apresentação dos trabalhos feitos pelos alunos, palestras sobre #AutoestimaDiva, com a Priscila Barbosa, do blog Coisas de Menina Indecisa, e turbantes, com direito a oficina de amarração, com a parceirona do blog, Lola, da loja Lola Turbantes e Acessórios..

Conclusão, todos amaram, choraram (eu chorei) e acredito que a semente foi lançada, agora só falta regar para florescer jovens resolvidos e esclarecidos quanto a sua identidade negra.

Infelizmente vivemos em um mundo onde o sol é para todos mas a sombra são para os escolhidos…

Fica a reflexão.